Como os professores podem se reorganizar em relação aos seus horários de aulas atribuídas e as aulas da sua disciplina no Centro de Mídias?

Quando o horário das aulas do professor coincidir com o CMSP, ele poderá acompanhá-las com sua turma. Quando isso não for possível, o professor deverá cumprir seu horario de trabalho interagindo com suas turmas, tirando dúvidas sobre o roteiro de aula e combinando que os alunos assistam à aula em outro momento se for o caso, uma vez que ela será reprisada no Canal do CMSP e no Youtube.

Como apontar a frequência do professor ?

O apontamento da frequência do Professor caberá à escola e ocorrerá por meio das entregas de roteiros de atividades previstas no plano de aula, conforme Documento Orientador págs. 6, 26 e 31.

Como funcionará as ATPC pela Diretoria de Ensino?

As ATPC, a partir de 05/05/2020, ocorrerão nos seguintes horários:

- Das 8h00 às 9h30 - ATPC da EFAPE

- Das 9h30 às 11h00 - ATPC da Diretoria de Ensino;

Informações complementares serão enviadas semanalmente às escolas.

Professor Coordenador também precisará ficar logado no CMSP?

Nos momentos de formação é essencial, para que possam articular todas as informações com os professores, encaminhando orientações relevantes para o desenvolvimento das habilidades com os alunos. Também é de suma importância o acompanhamento de algumas aulas no CMSP, visto que muitos professores propuseram atividades aos seus alunos baseadas nessas aulas.

Em muitos momentos a SEE tem citado o registro em cadernetas. O que registrar no campo de conteúdos? As aulas do aplicativo devem ser registradas? De que maneira? Coloca-se data diária ou período semanal? Dentre outros...

Será essencial por parte dos professores o registro da realização dessas atividades no Diário de Classe - preferencialmente no formato digital, mas caso não seja possível, poderá ser no físico. Lançar a descrição das aulas do centro de mídias, que o professor acompanhou e complementou com atividades, bem como as realizadas pelo professor e o recurso utilizado na atividade não presencial. A funcionalidade no Diário Digital ainda não está disponível.

Como fica o calendário escolar com todas essas mudanças?

Conforme Resolução Seduc - 47, de 29-4-2020, que dispõe sobre a elaboração do calendário escolar devido à suspensão das atividades escolares presenciais como medida de prevenção do contágio pelo coronavírus

Como fazer o roteiro de estudos?

No primeiro momento, deve ser realizada a retomada de aprendizagens anteriores, especialmente aquelas que são essenciais para a continuidade do processo de aprendizagem dos estudantes. Após a retomada das aprendizagens, será importante avançar no desenvolvimento das habilidades do bimestre. A SEDUC realizou um levantamento de quais seriam as habilidades prioritárias, constam na pag.16 do Documento Orientador. Para auxiliar, o Núcleo Pedagógico enviou no dia 27/04, via comunicado, um modelo com mais orientações para elaborar os roteiros de estudo.

Caso os alunos não participem das aulas elaboradas pela equipe SEDUC, não interajam com os professores e não realizem as atividades propostas pelos mesmos. Como ficará a avaliação e a nota desses alunos no 1° bimestre?

As UE estabeleceram um meio de comunicação com os estudantes e a família antes do recesso escolar para a entrega de atividades e o estabelecimento de um canal para tirar dúvidas. A escola deve entrar em contato com a família, caso a interação entre aluno e professor não esteja acontecendo. Nesse momento, é importante ofertar todas as possiblidades para os estudantes. Se mesmo assim não for possível a entrega das atividades realizadas, os alunos terão aulas de reforço quando as aulas presenciais retornarem, conforme anunciado pela SEDUC. Nenhum aluno pode ser prejudicado nesse momento, podendo ser ofertada a compensação de todas essas atividades no retorno.

Como registrar a presença dos alunos e dos professores?

O registro de presença nas aulas continuará ocorrendo enquanto as escolas estiverem sem atividade presencial. A presença do professor será pela participação nos grupos de discussão virtual no aplicativo do CMSP ou em plataformas que a escola utilizar e por meio das entregas de roteiros de atividade previstas nos planos de aula. O principal meio de controle da participação dos estudantes se dará por meio das entregas de atividades pelos alunos e também pela participação nas discussões virtuais controladas pelo professor.

Como registrar a presença dos alunos e dos professores no CMSP

A ser definido pela SEDUC.

Haverá ATPC pela DE de Limeira? De que forma?

Sim. Conforme Comunicado Derlim 29.04.2020, as ATPC da DE serão das 09h30 às 11h00. As ferramentas digitais para acesso e demais orientações serão enviadas às escolas semanalmente.

A partir da próxima semana as ATPC continuam sendo realizadas por área e nos três dias da semana?

Sim.

 

Durante a semana que vem que as ATPC serão realizadas pela UE, DE e EFAPE como o professor que não precisa realizar as sete ATPC irá fazer? Dará prioridade para quais?

No caso dos docentes que têm menos de sete ATPC por semana, sugere-se que haja um rodízio para que possa participar de todos os momentos formativos ao longo das semanas. Desse modo, a escola precisará definir junto ao professor o horário em que ele participará desse momento de formação, verificando os temas que devem ser priorizados em cada caso.

O registro da frequência diária do professor pode ser feita através do Google Forms?

Sim, ou de outro instrumento elaborado pela escola.

O Plano de Aula será padronizado ou a escola poderá definir um modelo para sua equipe?

A DE anteriormente já encaminhou Plano de Ensino, Plano de aula e roteiro de atividades como opções para orientar o trabalho da escola, no entanto, esses instrumentos poderão ser adequados de acordo com as suas necessidades. No documento orientador -página 17- também há uma sugestão da DE de Itaquaquecetuba. 

 

As salas do Google Classroom serão usadas para ministrarmos nossas aulas? Quem transportará as salas?

O Google Classroom é uma opção de ferramenta digital para o professor conduzir suas aulas. Caso opte por utilizar uma conta do Google particular, o professor precisará formar suas turmas. No entanto, o acesso também estará disponível pelo CMSP, já com a enturmação da SED e sincronizado à conta institucional do professor, contando, nesse caso, com a isenção na cobrança de uso de dados móveis. 

 

Como os professores que acumulam cargo em outro sistema de ensino poderão participar das ATPC?

O horário de participação nas ATPC não presenciais são os mesmos que já haviam sido definidos pela escola presencialmente. O que mudou foi o canal para participar das formações. Nos casos das ATPC a serem realizadas pela DE e pela EFAPE, que possuem horário fixo, caberá à escola organizar os momentos formativos que os professores devem participar, de acordo com sua jornada de trabalho. 

 

Em quais dias da semana acontecerão as ATPC?

As ATPC acontecerão conforme a divisão por área já estabelecida:Terças-feiras - Ciências Humanas; Quartas-feiras - Linguagens; Quintas-feiras - Ciências da Natureza e Matemática. Para os Anos Iniciais, as ATPC serão às sextas-feiras. 

 

A grade de horário enviado para o ATPC valerá para o Programa Ensino Integral?

O PEI deverá fazer adaptações nos seus horários de ATPC de forma a garantir que os professores participem em alguns dos ATPCs ofertados pela EFAPE e Diretoria de Ensino, assim como os próprios da escola. Sugerimos um revezamento semanal.

 

O APTC da Diretoria de Ensino será por área ?

Os temas de formação serão definidos conforme as necessidades das escolas da nossa região, podendo ser específicos ou gerais. No entanto, as ATPC serão realizadas nos dias determinados para cada área. 

 

Durante os horários de ATPC também tem aulas da mesma Área na programação do CMSP, como proceder com o professor, permitir que ele acompanhe a aula ou permaneça na ATPC?

Todas as aulas ficam gravadas e disponíveis no CMSP, portanto o professor pode participar do ATPC e em seguida assistir as aulas. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now