© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com

Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP)

Avaliações deste 2012 até 2019

OT Diretores Ingressantes 2019

December 24, 2019

Segue o Link do Material para a Orientação Técnica

HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS

O Núcleo de Inclusão Educacional – NINC - tem a satisfação de apresentar o conjunto de 11 videoaulas sobre Histórias e Culturas Indígenas na Escola conduzidas pelo estimado Prof. Dr. Giovani José da Silva da Unifap (Universidade Federal do Amapá) e da UFF (Universidade Federal Fluminense), especialista no assunto e ex-aluno da escola pública do Estado de São Paulo.

As aulas são conduzidas em um tom agradável de conversa direta e franca com os(as) docentes. A sequência temática e as sugestões de leitura, escolhidas de forma cuidadosa, trilham caminhos que apontam possibilidades diversas de se trabalhar as questões indígenas na sala de aula, a partir de um olhar “desnaturalizado”, que além de combater preconceitos e estereótipos, valoriza o que os povos indígenas têm de melhor a nos ensinar

Desta forma, esperamos que os(as) docentes aproveitem e explorem as aulas e as sugestões de leitura, e que construam suas próprias práticas pedagógicas, críticas e reflexivas, sobre os povos indígenas e suas relações socioambientais e políticas.

Conferencista:
Prof. Dr. Giovani José da Silva - Unifap (Universidade Federal do Amapá) e UFF (Universidade Federal Fluminense)

Participação:
Profa. Dina Padilha - PCNP da Diretoria de Ensino Região Guarulhos

Realização da equipe técnica do NINC/CAESP:
Profa. Julieth Melo Aquino de Souza – Técnica do NINC

FILOSOFIA AFRICANA

O professor Edson, da ONG Casa das Áfricas, nesta aula, apresenta-nos a discussão que Mogobe Bernard Ramose, filósofo sul-africano, faz a respeito da legitimidade e da possibilidade do estudo da Filosofia Africana por africanos e não-africanos. A sugestão é de que o(a) professor(a) faça interlocução com discussão sobre “O Que É Filosofia?” e “Por que estudar Filosofia?”, com o objetivo de despertar nos alunos as habilidades de reconhecimento de manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico, bem como de identificação de movimentos associados ao processo de conhecimento. Dessa forma, compreender-se-á as etapas da reflexão filosófica para desenvolver-se o pensamento autônomo e questionador.

“A EJA na Rede”: série de videoaulas está disponível para acesso na Rede do Saber

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e o Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) produziram uma série de videoaulas denominadas “A EJA na Rede”. A iniciativa tem como objetivo abordar alguns temas relativos à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) que possam subsidiar as equipes pedagógicas das Unidades Escolares nos momentos e espaços descentralizados de formação docente, em especial, nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs).

É importante ressaltar que os temas foram tratados nas videoaulas de forma concisa, em função do formato do recurso, o que possibilitará  às Escolas selecionarem, de acordo com o seu contexto e necessidades, as temáticas de seu interesse.

A série dialoga com os diversos públicos da EJA, como escolas regulares, CEEJAs, unidades prisionais, da Educação Especial, indígenas e quilombolas, e está disponível para livre acesso na videoteca da Rede do Saber.

"Viagem dentro da dislexia" é um documentário que trata sobre esse distúrbio de aprendizagem, na verdade, ele trata de algo bem além, fala de dom, de futuro e diferentes modos de ser.

Uma das definições que a Associação Brasileira de Dislexia usa para descrever a dislexia é:

 

"Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico de origem constitucional caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico.Essas dificuldades não são esperadas com relação à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são um resultado de distúrbios de desenvolvimento geral nem sensorial. A dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem freqüentemente incluindo, além das dificuldades com leitura, uma dificuldade de escrita e de soletração.(G, Reid Lyon, 1995)"

Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) - Curso EFAP

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.

Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.

“Guia de prevenção ao bullying”

O “Guia de prevenção ao bullying”, oferecido pela OAB SP, convida a todos os professores da rede para uma reflexão sobre o nosso papel no combate ao bullying nas escolas. O material está disponível para download!

Escola Virtual - EVESP

A Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP) foi criada, no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, pelo Decreto n° 57.011, de 23 de maio de 2011, com a finalidade de oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimentos a necessidades de grupos específicos da população.

 

Sob supervisão pedagógica da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), desenvolve programas e cursos de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e as deliberações do Conselho Estadual de Educação.

Série Punky

Série de animação que mostra a rotina de Punky, uma menina de sete anos com Síndrome de Down. A cada episódio, ela – juntamente com sua mãe, seu irmão e sua avó implicante – aprende conceitos e valores importantes para a infância. De forma muito divertida, Punky também ensina que a inclusão, o respeito e o amor são partes fundamentais para o desenvolvimento saudável de crianças com algum tipo de deficiência. A série é a primeira no mundo a trazer como personagem principal uma portadora de Síndrome de Down.

Acessa Escola

Novo método de login da sala de informática "ACESSA ESCOLA - 2017"

Grêmio Estutantil

Videaulas+

Web-érie com orientações de produção para suas próprias videoaulas

AVENTURAS CURRÍCULO+

O projeto Aventuras Currículo+ tem como objetivo principal criar a oportunidade para que alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio possam aprender conteúdos e desenvolver competências e habilidades básicas relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos.

Currículo +

Recursos digitais articulados com o Currículo do Estado de São Paulo.

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now